42 - ALBERTO D'ASSUMPÇÃO - Pintura

 

https://www.artslant.com/ny/artists/show/58235-alberto-dassumpcao

 

Alberto D'Assumpção, filho do pintor Manuel D’Assumpção, nasceu em Lisboa em 1956 e reside actualmente em Vila de Ponte – Guimarães.

Expõe regularmente, individual e colectivamente, desde 1989, dedicando-se em exclusivo à pintura em 1990. Está representado nas colecções do Banco de Portugal, Fundação Cupertino de Miranda, J.P.F., Casa de Pascoaes, Herdeiros do poeta António Pinheiro Guimarães e em diversas entidades e colecções particulares do País e do Estrangeiro. 

Conjuntamente com Maria Isabel D’Assumpção, concebe Tapeçarias em técnica e ponto de Arraiolos segundo desenho de composição moderna, que são executadas em edições únicas e exclusivas. 

Os Abstractos de Alberto D’Assumpção, cuja serenidade nos suscita, como se ela fosse flutuação, a natureza metafísica dos universos em paz. A cor, indicação anímica deste autor, fundamenta-se como condição integral do desdobramento temático sustentado ao longo de cada painel. É uma chamada à lucidez. O pai de Alberto D’Assumpção – Manuel D’Assumpção dizia que “os quadros não são Pintura”. Parece-me ter sido assim com Platão, o filósofo, de quem os companheiros diziam ser “divino”. E parece-me dar-se o mesmo na Pintura de Alberto D’Assumpção, ressurgimento clássico no Abstracto do mito da Felicidade. - Carlos Garcia de Castro.