7 - VITOR LAGES - Pintura

http://victorlages.no.sapo.pt

 

 

Nasceu em Lisboa em 1952.

Desde sempre desenhou e pintou.

Cursou na Escola António Arroio.

Durante 12 anos trabalhou em artes gráficas, sem no entanto deixar as artes plásticas.

Trabalha no seu atelier (Artezen) desde 1980.

Até 1992 teve uma grande actividade na área da publicidade e na criação gráfica (concepção de logótipos e embalagens) e na ilustração na qual conta com duas dezenas de livros publicados.

Desde então tem-se dedicado exclusivamente à pintura e escultura.

Expõe desde 1981.

Em 1993, é um dos fundadores do Grupo Artitude o qual se extinguiu em 1996.

Fez parte do júri do IX Salão Nacional de Caricatura/VI Festival de Humor Oeiras/95 e do 1º Concurso Damaia Encontro com os seus Pintores, este em conjunto com Artur Bual em 1995.

Foi membro da ANAP (Associação Nacional de Artistas Plásticos) durante seis anos.

Em 1997 é co-fundador da Arcoartis, Associação de Artistas Plásticos da Damaia, sendo presidente da mesma durante oito anos e distinguido como membro Honorário em 2005.

Começou em 1996 e terminou em 1999 as pinturas Sacras na igreja de Nª. Sra. do Cabo de Linda-a-Velha sendo estas, a sua maior obra e considerada o maior conjunto de Arte Sacra em pintura mural e a óleo sobre tela, do século XX em Portugal. Foram inauguradas pelo Ministro da Administração Interna Dr. Jorge Coelho, pelo o Presidente da C. Municipal de Oeiras Dr. Isaltino Morais e pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Tomás, estiveram também presentes muitas outras individualidades.

Entre 1999 e 2000 executa as pinturas murais na igreja de S. Miguel em Queijas, também pinturas de grandes dimensões, inauguradas pelo Presidente da C. Municipal de Oeiras Dr. Isaltino Morais.

Em 2000 foi executado um mural em azulejo e ferro com 170 m de comprimento na estação da CP Sta. Cruz/Damaia e inaugurado pelo Primeiro Ministro António Guterres.

Ainda em 2000 executa outra pintura mural e sacra na capela do Mosteiro, Carmelo de Nª. Sra. Rainha do Mundo em Faro.

Em 2000 a associação Paço de Artes e o jornal A Voz de Paço de Arcos atribui-lhe uma homenagem pela actividade artística desenvolvida no concelho de Oeiras.

Em 2001 executa o mural em mosaicos (Um grande passo para o Homem) com cem metros de cumprimento, situado junto ao cruzamento no Borel na Amadora.

Foi-lhe atribuído pela Câmara Municipal de Oeiras, o Mérito Municipal Grau Prata por actos e serviços praticados de relevo, no âmbito do Município e do País em 2002.

Entre 2002 e 2003 cria e executa mais de 500 telas, um mural e três esculturas para o Solplay Hotel que foi inaugurado pela Presidente da C. Municipal de Oeiras Dra. Teresa Zambujo com a presença do Ministro da Educação David Justino.

Em 2004 foi gravada uma entrevista para o programa “Entre Nós” da Universidade Aberta que foi transmitida no Canal 2 da RTP, no Canal África e Canal Internacional da RTP.

Executa na Damaia em 2005 uma pintura mural com 88 metros quadrados no “Parque Goa” e na Rua Duarte Pacheco Pereira cria “Os Mirones” que são 50 bolas pintadas com expressões diferentes, estando colocados nas zonas relvadas dos jardins numa extensão de 300 m.

Participou em 2006 no programa televisivo “Divercidades” transmitido em directo pela RTP Internacional e retransmitido na RTP África.

Concorreu com três propostas para pintar vacas para a exposição CowParade Lisboa 2006 e todas foram seleccionadas.

Tem sido citado nos mais diversos meios de comunicação social, entre revistas, jornais, rádios e televisões. Tem obras espalhadas em Portugal, França, Itália e EUA em colecções particulares. Está representado no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (Mirandela) e no Museu do Mar (Cascais).

Já efectuou 18 exposições individuais e participou em 148 colectivas.

 

.