COMISSÁRIO
Luís Fernando Graça, nasceu em Lisboa em 1964.
Desde criança que visitava no Bairro Alto, ateliers de artistas amigos de seu pai, sendo o seu primeiro contacto com o “mundo da arte”, por volta dos seus 7 anos, quando começou a observar o escultor Abílio Belo Marques, nascendo assim a sua grande paixão pela Arte!
Não segue correntes, nem modas e muito menos pensamentos, a Liberdade Criativa é o seu lema. Estuda e usa todos os materiais que, de alguma forma, lhe suscitam alguma curiosidade e possuem características que podem eventualmente trazer algo de novo.
1985 – Conheceu vários artistas plásticos com os quais fez amizade e trocou conhecimentos. Começou por pintar paisagem, embora com um cariz que demonstrava já influências de surrealismo pela presença sistemática do onírico e o elemento humano.
Nos anos 90 conheceu o “Visionismo” e esta corrente artististica mostrou-lhe o que procurava há já algum tempo dando-lhe uma outra dimensão da Arte, tornando-se a partir dessa altura, um artista de várias vertentes e correntes artísticas, além de experênciar regularmente diversos materiais, faz incursões sobre estéticas bem diferentes do seu “habitual”.
1988 – Participou em diversas exposições de Artes Plásticas, colaborando com o Jornal ” Ecos de Belém“, como entrevistador de Artistas Plásticos, assinando a rubrica “DivulgArte”.
1990 – Foi colaborador do ” Diário de Noticias Jovem “.
1991 – Deu continuídade ao seu percurso no Jornal Regional “Vila Saloia”, um mensário de Sintra, sempre no sentido de dar a conhecer os outros artistas desta região. Finalizou o Curso de Azulejaria e Escultura em Barro e iniciou o Curso de Design que acabou em 1994.
1993 – Estudou com o mestre espanhol Ricardo Rodriguez, História de Arte Contemporânea e Desenho, acabando o curso em 1995.
1999 – Recomeçou a escrever sobre Artistas, no jornal ” Amadora - Sintra “.
2001 – Mudou-se para o Montijo e entra no UNOKNUSUNE – Núcleo de Artistas Plásticos da Escola Comunitária de Alcochete.
2002 – Fundou o “QUADRANTE MÁGICO” – Grupo de Artistas Plásticos do Samouco. Começou a leccionar Iniciação à Pintura, Desenho e Introdução à História de Arte na Locoarte no Samouco.
2003 – Organizou a já conhecida “SAMARTE”no Samouco, trazendo a esta vila inúmeros artistas nacionais e estrangeiros. Voltou a escrever, desta vez no “Jornal do Montijo”.
2004 – Assinou artigos sobre Artes Plásticas na “Gazeta do Sul” Jornal do Concelho de Setúbal. Começou a leccionar Iniciação à Pintura, Desenho e Introdução à História de Arte no Quadrante Mágico – Grupo de Artistas Plásticos do Samouco.
Juntamente com Jorge Cardoso apresentou um programa de rádio de seu nome “EcoArte” totalmente dedicado ás Artes Plásticas na Rádio EcoFM 104.8, todas as 3ªs feiras das 21h às 22h em Alcochete.
2005 a 2008 – Realizou e organizou algumas exposições e apresentações sobre História de Arte em escolas, clubes, associações e centros comunitários.
2009 – Juntamente com outros artistas-plásticos fundou o Apartis-Movimento Multicultural de Artistas. Estudou durante 7 anos Paul Jackson Pollock, artista americano dos meados do século passado e criou uma nova corrente a que deu o nome de “Eco-painting-action”, utilizando as técnicas do conhecido artista e inovando no caminho da ecologia e reciclagem de materiais.
2010 – Organiza eventos com o APARTIS – Movimento Multicultural de Artistas e inicia as aulas na Davinci – Ginásios de Educação de Alcochete e promove as artes na CERCIMA – Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete, C.R.L.
2011 – Cria no Montijo o ARTÉKNUSUNE – Grupo de Artistas Plásticos para a Promoção das Artes e é Comissario do Espaço Cultural de São Francisco Alcochete. Neste mesmo ano é convidado a promover o ARTSHOW 2001, Mostra de Artes Plásticas, Decorativas e Criatividade na FIL – Feira Internacional de Lisboa no Parque das nações de 7 a 10 de Abril.
Está representado em diversas colecções particulares e Galerias de Arte, nomeadamente;
Galeria de Arte da C. M. da Amadora
Galeria de Arte da C. M. de Lisboa
Galeria de Arte da C. M. de Grândola
Galeria de Arte da J. F. Agualva Cacém
Junta de Freguesia do Samouco
Junta de Turismo da Ericeira
Verticauto, Lda.
Biblioteca Operária Oeirense,
Assoc. Port. Familiares e Doentes de Alzheimer,
Banco de Portugal,
Tem algum do seu espólio exposto na Internet no site do Ministério da Cultura e no livro “50 Anos de Pintura e Escultura em Portugal” da Universitária Editora, tendo ainda trabalhos na posse de diversos particulares nomeadamente em Itália, E. U. da América, Holanda, Brasil, Espanha, França, Argentina, Chile, Belgica, México, Rússia e Cuba.
Formador Profissional Certificado nas áreas de Motivação e Comunicação, Negociação e Vendas.
Continua a criar eventos e apresentações sobre histórias da História da Arte em escolas, clubes, associações e centros comunitários.
Promove acções e exposições pelo país todo, levando a Arte onde ela mais falta faz.
Dados Bibliográficos
- Arteguia – Directório de Arte Ibérico
- GuiadArte de Portugal
- 50 anos de Pintura e Escultura em Portugal – Universitária Editora
Apresentações e Palestras Públicas
2009 – O Barroco – Escola E B 2 3 El Rei D. Manuel I – Alcochete- APARTIS
2009 – O Rinoceronte de Durer – Escola E B 2 3 El Rei D. Manuel I – Alcochete- APARTIS
2004 – Leonardo o Inventor – Quadrante Mágico
2003 – O Expressionismo abstracto.
2003 – Paul Jackson Pollock – O espirito selvagem da Arte.(Painting Action)
Exposições e Mostras de Arte
2011
"Mostra de Artes de Plásticas em Setúbal" - Edificio AERSET
"Utopia" - NPAF - Recreios da Amadora
2010
“Arte Postal” – Casa Pia – Lisboa (arte Postal)
“Los ojos” – Argentina – (arte postal)
“Chile” – Chile (arte postal)
“Mercy” - Saint Petersburg – Russia (arte postal)
No Commercial Potential (1) – Galleria Terre Rare – Bologna (arte postal)
No Commercial Potential (2)- Garage N.3 Gallery – Venezia Mestre (arte postal)
No Commercial Potential (3) – Spazio espositivo “Barrique” – Scriò di Dolegna del Collio GO (arte postal)
VII Bienal da Vidigueira – Salão de Artes(colectiva)
Utopia Azul – Évora (colectiva)